VOCÊ SABIA? Assistência Social explica Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Idosos
Serviço é oferecido a idosos impossibilitados de acessar serviços socioassistenciais que possam contribuir na promoção do acesso e inclusão social, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Publicado em 07/03/2024 13:54
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - segue com a série "Você Sabia?", com o objetivo de conscientizar a população sobre as ações da pasta. No décimo artigo da série, o tema é o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas. Confira!
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O serviço de atendimento domiciliar é oferecido à pessoa idosa impossibilitada de acessar os serviços socioassistenciais que possam contribuir na promoção do acesso e inclusão social, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, prevenindo situações de risco, de exclusão e isolamento social.
Para quem é o Serviço
Para pessoas idosas (com 60 anos ou mais); com prioridade de atendimento para aquelas com 80 anos ou mais, com restrições de acesso aos serviços públicos, considerando questões relacionadas a distúrbios de marcha e equilíbrio, restritos ao leito ou ao domicílio.
O que é necessário
Possuir inscrição no Cadastro Único; avaliação da Equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Centro de Referência de Assistência Social (PAIF/CRAS) dos critérios de vulnerabilidade e de estar impossibilitado permanentemente ou não de acessar os demais serviços da Rede Socioassistencial. Sendo o resultado da avaliação favorável ao acompanhamento pela equipe da pessoa idosa pelo serviço, será traçado o plano de acompanhamento da pessoa idosa e de sua família nos cuidados protetivos, cotidianos.
Seu principal objetivo é a proteção e atenção integral na área da Assistência Social às pessoas idosas sem acesso aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas setoriais. O serviço desenvolve ainda ações extensivas aos familiares de apoio, com informações, orientações e encaminhamentos, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social.
Etapas
Inscrição no Cadastro Único; Avaliação Social pela Equipe CRAS considerando aspectos físicos, ambientais e sociofamiliares; Inscrição para inserção no Serviço.
Como solicitar inscrição
No CRAS do território de referência pelo endereço de residência da pessoa idosa.
A demanda por atendimento domiciliar é apresentada à equipe por meio de:
- Demanda espontânea (familiares dos idosos vão até ao CRAS solicitar o atendimento no domicílio);
- Encaminhamentos de unidades da área da Saúde;
- Solicitações do Ministério Público, da Justiça;
- Encaminhamentos de denúncias via Ouvidoria Nacional, Municipal;
- Solicitações do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)
Serviços ofertados
Por meio de equipe volante que integra a equipe CRAS, realizar acolhida, visita familiar, escuta, encaminhamento para Cadastro Único, orientação e encaminhamentos, orientação sociofamiliar, desenvolvimento para o convívio familiar, grupal e social.
A equipe é responsável por:
- Fazer a busca ativa das pessoas idosas e/ou das famílias com membros idosos acamados ou domiciliadas (são indivíduos com diferentes graus de incapacidades temporárias ou definitivas que as impossibilitam não somente de ir à unidade de serviços, como também de realizar as atividades básicas cotidianas de autocuidado);
- Sistematizar o atendimento domiciliar das pessoas idosas acamadas ou domiciliadas, residentes na área de abrangência do CRAS que desejarem aderir ao serviço; desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF;
- Planejar e implantar as ações de rotina de trabalho da equipe; apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único, realizar os encaminhamentos necessários para o acesso à renda, para serviços da Assistência Social e demais serviços das outras políticas.
- Desenvolver o trabalho multidisciplinar, de forma que a pessoa idosa receba atendimento em domicílio de profissionais de diferentes áreas, de acordo com sua necessidade;
- Gerenciar a prevenção de agravos por meio de intervenções precoces sobre situações de risco, de violação de direitos, que possam comprometer a saúde e a capacidade da pessoa idosa viver em um ambiente saudável.
- As visitas domiciliares serão agendadas previamente; serão acordadas com a pessoa idosa, se possível, e/ou com familiares, a cada visita, uma previsão de retorno da equipe, feita de acordo com a necessidade específica de cada pessoa idosa. As visitas regulares são importantes para manter proximidade entre equipe, a pessoa idosa e os familiares.
- No domicílio, a equipe buscará identificar a pessoa que será responsável pela pessoa idosa, referência, quando possível, de extrema importância para as trocas com a equipe.
Como tirar dúvidas
Procurar as Equipes do CRAS mais próximo da residência, pessoalmente ou por telefone.
CRAS I – Unidade JK – Avenida Dalton, 914 - Bairro JK – Telefone: (31) 3775-2146
- Unidade Centro - Rua Niterói, 100 - Bairro Canaã - Telefone: (31) 3773-5598
- Unidade Santo Antônio – Rua Dr. João Batista, 975 – Bairro Santo Antônio - Telefone: (31) 3772-9440
- Ponto de Atendimento- Barreiro - Rua Niterói, 100 - Bairro Canaã - Telefone: (31) 3773-5598
CRAS II - Unidade Bernardo Valadares – Rua Sandro Bruno Ferreira, 87 – Bairro Bernardo Valadares - Telefone: (31) 3775-3293
- Unidade Jardim dos Pequis - Rua Regina Augusta Pontelo – 500 – Bairro Jardim dos Pequis - Telefone: (31) 3773-2537
- Unidade Esperança – Rua Congonhas do Campo, 336 – Bairro Esperança - Telefone: (31) 3772-4114
CRAS III - Unidade Brasília – Rua Ulisses Alberto Araujo, 317 – Bairro Brasília - Telefone: (31) 3776-9304
- Unidade Monte Carlo – Rua Geraldo Filizola, 240 – Bairro Monte Carlo - Telefone: (31) 3772-7742
- Unidade Várzea – Rua Claudionor Olinto Martins, 30 – Bairro São Geraldo - Telefone: (31) 3771-4542
- Ponto de Atendimento- Quintas da Varginha - Rua Claudionor Olinto Martins, 30 – Bairro São Geraldo - Telefone: (31) 3771-4542
CRAS IV - Unidade Cidade de Deus – AV. Prefeito Euro Andrade, 1060 – Bairro Cidade de Deus - Telefone: (31) 3776-5869
- Unidade Montreal – Rua Madressilva, 93 A – Bairro Montreal - Telefone: (31) 3776-2756
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por Ascom