Saúde divulga parecer sobre uso de medicamentos para tratamento e prevenção da Covid-19
No documento, a comissão esclarece que a prescrição de medicamentos, tanto para evitar, quanto para tratar a doença em fase precoce ou avançada, deve ser uma decisão do médico responsável pelo caso, com autorização expressa do paciente ou de seu representante legal.
Publicado em 15/07/2020 15:39 - Atualizado em 17/11/2020 09:38
A Comissão de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde divulgou um parecer que visa orientar médicos da cidade sobre o uso de medicamentos para tratamento ou prevenção da Covid-19. No documento, a comissão esclarece que a prescrição de medicamentos, tanto para evitar, quanto para tratar a doença em fase precoce ou avançada, deve ser uma decisão do médico responsável pelo caso, com autorização expressa do paciente ou de seu representante legal.
"Neste momento, não há comprovações científicas que respaldem o uso compulsório de tais medicações citadas no informe da Sociedade Brasileira de Infectologia, mas cabe ao médico tomar a decisão pelo uso ou não, e ao gestor, decidir se irá ou não disponibilizar tais medicações para a rede assistencial do município. Os profissionais que contribuíram na construção deste documento não recomendam a utilização de tais medicamentos no tratamento ou profilaxia em casos de Covid-19", diz o parecer.
Os infectologistas admitem, no entanto, que o cenário pode mudar com o surgimento de evidências científicas que dêem embasamento ao uso desses medicamentos e reiteram: "as medidas de isolamento social, higiene e uso de máscaras são as mais eficazes para evitar o contágio pelo novo coronavírus".
Casos
O boletim epidemiológico do Gabinete de Gestão de Crise Contra o Coronavírus em Sete Lagoas desta quarta-feira, 15, aponta crescimento de casos confirmados com a confirmação de 31 novos contaminados: 20 mulheres e 11 homens, chegando agora a 458 casos positivos desde o início da pandemia, sendo oito óbitos, 13 pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, 69 se recuperando em casa e 368 que já estão curadas.
Houve alta também nas notificações, que subiram 2,9% entre ontem e hoje, chegando a 4.615 desde o início da pandemia, elevando o número de casos em monitoramento a 816. Já deram negativo 2.041 testes.
Hospitalizados
Hoje há 33 pacientes em hospitais da cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave. São 25 em enfermaria e oito em leitos de UTI. Entre eles, seis de Sete Lagoas, um de Abaeté e um de Baldim. A taxa de ocupação de leitos hoje é de 23,5%.
São oito pacientes internados no Hospital Municipal (quatro em UTI), 19 no Hospital Nossa Senhora das Graças (quatro em UTI), cinco no Hospital da Unimed (todos em enfermaria) e um na UPA 24 Horas, também em enfermaria. Entre os 33 internados, 24 já tiveram resultado positivo para Covid, sendo 13 deles de Sete Lagoas. Os demais, de cidades vizinhas. Há dois pacientes internados com resultado negativo e sete aguardando resultado de testes.
Conscientização
A Prefeitura e o Gabinete de Gestão de Crise reforçam o pedido para que a população se conscientize sobre a importância do papel de cada um na contenção da propagação da doença. Denúncias sobre aglomeração de pessoas e estabelecimentos que não estão obedecendo às diretrizes do Programa Minas Consciente podem ser feitas à Guarda Municipal, pelo telefone 153. Dúvidas: 3773-2576. Mais informações sobre o trabalho do Município no combate à pandemia pelo www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.
por Ascom Prefeitura