Prefeitura regulamenta cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias
Categorias passam a receber o salário-base com valor acima de dois salários mínimos, retroativo a janeiro de 2023
Publicado em 22/03/2023 12:33 - Atualizado em 22/03/2023 12:41
A atual gestão à frente da Prefeitura de Sete Lagoas segue cumprindo mais um de seus compromissos, que é seguir valorizando os servidores públicos municipais. Prova disso é a
Lei Nº 9.518, publicada nesta terça-feira, 21 de março, no
Diário Oficial do Município. Depois dos servidores do quadro do Magistério, chegou a vez da regulamentação das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Assim, o vencimento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias passa a ser superior a dois salários mínimos, no valor de R$ 2.604,00 (dois mil seiscentos e quatro reais), retroativo, inclusive, a 1º de janeiro desse ano. A diferença será paga já no próximo salário de ambas as categorias. "Assumimos esse compromisso com o funcionalismo e estamos cumprindo. A valorização dos servidores passa, obviamente, pela questão financeira. E servidor com melhores condições de trabalho presta melhores serviços à população, que é também beneficiada por essas melhorias", afirma o prefeito Duílio de Castro.
Agentes
O Agente Comunitário de Saúde é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, tanto em domicílios quanto em coletividades. Já o Agente de Combate a Endemias é o profissional que age para prevenir e combater riscos de doenças transmitidas por animais, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma para detectar possíveis riscos de vetores, repassando instruções aos moradores que fazem acúmulo de água da chuva em recipientes que devem ser mantidos bem fechados e vedados.
por Ascom Prefeitura