Prefeitura e Irmandade inauguram dez novos leitos exclusivos para Covid-19 no HNSG
Segundo o secretário, outros dez leitos de UTI também já estão prontos no Hospital Municipal, e serão colocados em funcionamento no momento em que o município atingir 50% de ocupação dos leitos já disponíveis, conforme prevê o plano de contingência.
Publicado em 21/07/2020 14:12 - Atualizado em 16/11/2020 16:40
Na manhã desta terça-feira, 21, a Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com a Irmandade Nossa Senhora das Graças, inaugurou dez novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Para a montagem desses leitos, foi feita uma composição entre a Irmandade e a Secretaria Municipal de Saúde, que cedeu parte dos equipamentos. "A abertura desses leitos segue o plano de contingência do Município que foi aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde", informa o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
Segundo o secretário, outros dez leitos de UTI também já estão prontos no Hospital Municipal, e serão colocados em funcionamento no momento em que o município atingir 50% de ocupação dos leitos já disponíveis, conforme prevê o plano de contingência. "Estamos aumentando em 50% nossa capacidade de atendimento de pacientes em UTI. Este momento é muito importante para o HNSG e mais ainda para a população de Sete Lagoas e região", disse o diretor técnico do HNSG, Maurício Delage Henrique.
De acordo com o prefeito Duílio de Castro, diferentemente de outros municípios, que investiram em estruturas provisórias de saúde, Sete Lagoas passa a ter uma estrutura de saúde fixa, que será incorporada à estrutura de saúde no pós pandemia. "Há dez dias inauguramos dez novos leitos no Hospital Municipal, que continuam vazios, e agora, mais dez leitos no HNSG, além dos 25 respiradores que recebemos na semana passada. Isso é gestão séria dos recursos públicos sendo aplicados com responsabilidade", finalizou o prefeito. Com esta entrega, a taxa de ocupação de leitos, que hoje é de 29,4%, passa para 20,4%.
Boletim
Segundo o boletim epidemiológico de hoje, houve alta de 2% no número de casos suspeitos, chegando a 5.217 notificações desde o início da pandemia. Hoje há 910 pessoas sendo monitoradas e 2.280 testes que deram resultado negativo. Os casos positivos chegam hoje a 584, com mais 33 pessoas contaminadas: 13 homens e 20 mulheres. Entre os casos confirmados, são nove óbitos, 13 pessoas hospitalizadas, 98 se recuperando em casa sem complicações e 464 já curadas.
Hospitalizados
Hoje há 37 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave no município, sendo 27 em enfermaria e dez em leitos de UTI. Entre eles, são sete de Sete Lagoas, um de Abaeté, um de Cordisburgo e um de Paraopeba. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 em Sete Lagoas se mantém em 29,4% (antes da entrega dos dez novos leitos no HNSG).
Entre os internados, oito estão no Hospital Municipal (quatro em UTI), 22 no Hospital Nossa Senhora das Graças (cinco em UTI) e sete no Hospital da Unimed (um em UTI). Entre os internados, 23 já tiveram resultado positivo para Covid. São 13 de Sete Lagoas e dez de outras cidades da região. Um já teve resultado negativo e 13 aguardam resultado de exame.
por Ascom Prefeitura