Prefeitura de Sete Lagoas reinaugura nova Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Alvorada
Agora, a unidade conta com uma instalação moderna, ampla a acessível.
Publicado em 11/12/2023 15:53 - Atualizado em 11/12/2023 16:06
Múcio Eduardo Júnior, coordenador de Gestão Administrativa, Caio Valace, presidente da Câmara Municipal, Alber Alípio, coordenador de Gestão em Saúde, prefeito Duílio de Castro, vereador Roney do Aproximar, Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde, vereador Eraldo da Saúde e Higino Lopes, coordenador da Atenção Primária
Chegou o momento em que os usuários do sistema público de saúde das regiões dos bairros Alvorada I e II foram contemplados com o cronograma de reforma de ampliação de unidades da Atenção Primária. Foi reinaugurada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a Estratégia Saúde da Família Alvorada (ESF Alvorada) totalmente revitalizada em condições de atender bem, com mais serviços e em maior volume.
Foram pouco mais de três meses de reforma, mas a espera valeu a pena. Agora, a ESF localizada na rua Mário Reis, 84, conta com uma instalação moderna, ampla a acessível. “Seguimos firmes com o maior projeto de revitalização de unidades de saúde da história de Sete Lagoas. Com isso, oferecemos melhores condições de trabalho para as equipes e também para o atendimento dos usuários desses bairros e dos adjacentes. Queremos uma saúde oferecendo mais assistência e com humanização”, destacou o prefeito Duílio de Castro.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos vereadores Caio Valece (presidente da Câmara Municipal), Roney do Aproximar e Eraldo da Saúde, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da ESF e moradores do Alvorada. Todos celebrando com alegria a nova realidade da atenção básica no bairro. “Hoje é um dia de muita alegria ao entregarmos esta estrutura mais adequada, confortável e com a ampliação de vários espaços. Um local preparado para realizar um trabalho de excelência”, ressaltou Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
ESF Alvorada fica na rua Mário Reis, 84, em posição estratégica do bairro
Toda ESF têm uma atuação preventiva que evita a sobrecarga na Urgência e Emergência por meio de um atendimento próximo e personalizado. Uma unidade totalmente nova, motiva quem está na linha de frente deste fluxo que envolve diversos serviços. “Oferecemos procedimento para crianças, jovens, adultos e idosos. Agora, estamos preparados para prestar essa ampla gama de atendimentos com mais qualidade. Nossa equipe está muito satisfeita e motivada com este investimento da Prefeitura”, declarou Ana Carolina Tostes Mendes, enfermeira e chefe da ESF Alvorada.
A Agente Comunitária de Saúde, Edna Paruker, está na ESF há 22 anos e recordou que já atendeu até em comércios do bairro quando não existia nenhuma ESF naquela região. Ela não escondeu a emoção por estar vivendo esta nova realidade. “Isso tudo é muito gratificante. Agora, nossos pacientes se sentirão muito mais acolhidos. Não imaginava que teríamos uma estrutura tão completa para trabalhar. Estamos comemorando a realização de um sonho. Agradeço o prefeito Duílio de Castro e todos os envolvidos neste projeto”, disse Edna Paruker.
Os investimentos da Prefeitura em reformas também já chegaram às seguintes unidades: ESF Manoa, ESF Canadá, ESF Monte Carlo, ESF Kwit, ESF Jardim dos Pequis, ESF Progresso, Centro de Saúde Santo Antônio, Centro de Saúde Várzea e Centro de Saúde Luxemburgo. Uma proposta que mudou o patamar a atenção básica.
por Ascom Prefeitura