Novo decreto libera shoppings e galerias adotando critérios do programa Minas Consciente
O decreto retifica as atualizações realizadas no dia anterior pelo programa do Governo de Minas, e que autoriza a reabertura de novas atividades econômicas, desde que mantenham as medidas de higiene e distanciamento social já obrigatórias para conter a proliferação do novo coronavírus.
Publicado em 04/06/2020 17:38
O prefeito Duílio de Castro assinou, na tarde desta quinta-feira, 4, o decreto Nº 6.280/2020, que retifica as atualizações realizadas no dia anterior pelo programa Minas Consciente, do Governo de Minas, e que autoriza a reabertura de novas atividades econômicas no município, desde que mantenham as medidas de higiene e distanciamento social já obrigatórias para conter a proliferação do novo coronavírus.
Assim, o novo decreto libera o funcionamento de shoppings centers e galerias comerciais, de 12h às 20h, incluídas no Minas Consciente para a Macrorregião Central do Estado de Minas Gerais, onde está localizado o Município de Sete Lagoas, devido aos baixos números de casos positivos em relação à capacidade de atendimento da Saúde na cidade e na região.
Em decreto publicado no dia anterior, a Prefeitura já havia autorizado a reabertura de serviços de decoração e paisagismo, equipamentos de informática, joias e bijuterias, salões de beleza e estética e também de estabelecimentos religiosos, incluídos na onda vermelha do Minas Consciente, já autorizada para a Macrorregião Central do Estado.
Igrejas
No que se refere à reabertura de instituições religiosas, seus representantes devem elaborar um plano de funcionamento individualizado, aprovado por comissão específica designada pela Secretaria Municipal de Saúde, após avaliação técnica das condições peculiares de cada estabelecimento, podendo ser estabelecidas restrições e medidas preventivas de segurança sanitária determinadas pela comissão. Os planos devem ser protocolados pessoalmente no gabinete do prefeito, no 3º andar da Prefeitura (Praça Barão do Rio Branco, Centro), de 10h às 16h.
Entre as exigências para as igrejas, estão a adoção das medidas estabelecidas no protocolo geral sanitário do Programa Minas Consciente (www.mg.gov.br/minasconsciente), ocupação máxima de 30%, sem uso de folhetos, duração inferior a 60 minutos e intervalo mínimo de uma hora entre as celebrações para higienização do local.
"Queremos que igrejas, shoppings, salões, enfim, todas as atividades, funcionem adotando todas as medidas de segurança. Precisamos muito da colaboração de todos. Nossos dados nos dão condições de reabrir de forma consciente. Vamos juntos vencer o coronavírus, equilibrando o controle da pandemia com a economia", afirma o prefeito Duílio de Castro.
por Ascom Prefeitura