Jogos Jurídicos 2023 movimentaram Sete Lagoas no feriado prolongado e fim de semana
Competição esportiva gerou aproximadamente R$ 2 milhões com a participação de mais de seis mil pessoas de várias cidades mineiras
Publicado em 07/11/2023 13:39 - Atualizado em 07/11/2023 17:09
Comprovando seu potencial para receber relevantes eventos esportivos estaduais e nacionais, Sete Lagoas voltou a receber uma competição universitária na última semana: os Jogos Jurídicos 2023, realizado na cidade de 2 a 5 de novembro. O evento, de natureza esportiva universitária, promoveu o esporte e a integração entre estudantes do curso de Direito de várias agremiações de todo o estado de Minas Gerais, além de ter fomentado o turismo e a economia locais.
.
Foram diversas modalidades, tanto coletivas como individuais, em campos e ginásios da cidade, além de shows, realizados no Unifemm, mais uma vez contando com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer e do Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e Região. Entre as modalidades disputadas, estavam xadrez, jiu-jitsu, tênis de mesa, tênis, natação, judô e Atletismo (individuais) e peteca, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei e basquete (coletivas), com categorias masculina e feminina.
.
Durante o evento os participantes se hospedaram em alojamentos de escolas da Rede Municipal de Educação, gentilmente cedidas pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, além de parcerias da rede hoteleira da cidade (Grupo UAI), promovendo preços especiais. As disputas ocorreram nos ginásios Dr. Márcio Paulino e Vinício Dias Avelar, nos campos do do Ideal Sport Clube e do Montreal, Estádio Arena do Jacaré, piscina do Corpo de Bombeiros e Ginásio do Unifemm, além de quadras do Colégio Regina Pacis, Ginásio Lays Farnetti, Sesc e Clube Huracán.
.
Atléticas participantes: Doctum (Juiz de Fora), Fadipa (Ipatinga), Milton Campos (BH), Newton Paiva (BH), PUC (BH), UEMG (Diamantina), UFJF (Juiz de Fora), UFJF (Governador Valadares), UFLA (Lavras), UFMG (BH), UFOP (Ouro Preto), UFU (Uberlândia), UFV (Viçosa), UNIFIPMOC (Montes Claros), UNIPAM (Patos de Minas), UNIUBE (Uberaba), UNIVALE (Governador Valadares) e Unimontes (Montes Claros). Os shows ficaram por conta de Mc Pedrinho, Almanac, WS da Igrejinha, MC Zaquim, DJ Escobar, PelaSamba, MC Rick e atrações locais.
.
"Ficamos felizes em ver os espaços esportivos da cidade sendo ocupados pela juventude de várias cidades mineiras, sem vandalismo ou depredação e sendo limpos para o reinício dos projetos locais. Nesses quatro dias de competição foram 4.348 universitários de 17 faculdades; aproximadamente seis mil pessoas somando estudantes e familiares e aproximadamente R$ 2 milhões deixados em nosso município em vários setores de economia. Contribuímos, assim, para o acesso ao esporte e lazer como ferramenta social e desenvolvimento do comércio da cidade", contabiliza o coordenador de Promoções de Ações Esportivas da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer, Fabrício Fonseca.
.
Já é o sétimo evento universitário de grande porte realizado em Sete Lagoas desde 2018, que naquele ano sediou o Jumef e o Economíadas; em 2019 recebeu o Engenharíadas; em 2022, depois do fim da pandemia de Covid-19, apoiou o Treme (Torneio Regional de Medicina) e, em 2023, a Copa das Atléticas de Sete Lagoas, a Copa Med e, agora, os Jogos Jurídicos.
por Ascom Prefeitura