Conferências de Saúde reúnem centenas de participantes e debate avanços e desafios do setor em SL
.
Publicado em 27/03/2025 15:50
As diretrizes e propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora serão levadas à Conferência Macrorregional de Betim, nos dias 29 e 30 de abril.
Fotos: Ascom/Helenilton Pinheiro
Nos dias 19 e 20 de março, a Câmara Municipal de Sete Lagoas sediou um dos mais importantes eventos para a definição de políticas de saúde do município: a XV Conferência Municipal de Saúde e a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reuniu 338 participantes populares, 89 gestores e prestadores de serviços e 93 trabalhadores da saúde, consolidando-se como um marco no debate sobre os avanços e desafios do setor.
Com a participação de especialistas renomados, a conferência abordou temas essenciais, como saúde do trabalhador, regulação dos serviços de saúde, controle social e atenção primária à saúde. Os debates permitiram uma análise detalhada do atual panorama da saúde no município, destacando boas práticas, desafios e oportunidades de melhoria.
As discussões geraram propostas abrangentes, desde a melhoria da assistência direta aos pacientes em todos os níveis de atenção à saúde até aspectos administrativos, financeiros e de gestão. Temas como participação popular, planejamento estratégico, saúde mental e integração de políticas públicas também estiveram em pauta.
O Secretário Municipal de Saúde, Jean Barrado, destacou a relevância do evento: "A XV Conferência Municipal de Saúde e a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora demonstraram o compromisso da população e dos profissionais de saúde com a construção de um sistema mais justo e acessível. A troca de experiências e as propostas apresentadas nortearão as ações futuras, fortalecendo as políticas públicas da área”, afirmou.
PRÓXIMOS PASSOS
As diretrizes e propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora serão levadas à Conferência Macrorregional de Betim, nos dias 29 e 30 de abril. Já as propostas da XV Conferência Municipal de Saúde serão analisadas e integradas ao Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.
Esse plano servirá como um instrumento essencial para orientar as ações da gestão pública, estabelecendo prioridades e metas para garantir um sistema de saúde mais eficiente, acessível e de qualidade para todos os cidadãos de Sete Lagoas. Entre os principais objetivos estão a otimização dos recursos financeiros e administrativos, o fortalecimento da gestão local e o aprimoramento das estratégias de prevenção e promoção da saúde.
“A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os participantes e reforça o compromisso com a saúde pública, enfatizando que a construção de um município mais saudável é uma responsabilidade coletiva, que depende do envolvimento de toda a sociedade”, finalizou o secretário Jean Barrado.
por Ascom