Jogos Estudantis de Sete Lagoas voltam com 18 escolas participantes depois de dois anos de pandemia
Atletas de seis escolas particulares, 11 escolas estaduais e uma escola municipal, diretores, professores e técnicos apresentaram suas equipes na abertura do torneio, no Ginásio Coberto Márcio Paulino.
Publicado em 09/09/2022 14:34
Depois de dois anos de pandemia, foi dada a largada, na manhã desta sexta-feira, a um dos campeonatos estudantis mais importantes da região: o Jesel - Jogos Estudantis de Sete Lagoas 2022. Atletas de seis escolas particulares, 11 escolas estaduais e uma escola municipal, diretores, professores e técnicos apresentaram suas equipes na abertura do torneio, no Ginásio Coberto Márcio Paulino.
O jovem Arthur Pereira Guimarães, da E.M. Francisca Ferreira de Avelar, teve a responsabilidade de carregar a pira olímpica. "Eu acho que levar a pira olímpica foi algo muito especial, nunca passei por isso. Estou ansioso para disputar minha modalidade, que é o futsal", comentou. Os estudantes disputam as modalidades Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Peteca, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Vôlei e Xadrez nas categorias masculino e feminino, divididos em dois módulos de acordo com a faixa etária. "A expectativa esse ano é alta, já que ficamos dois anos de pandemia sem poder jogar. Essa parte da educação física é muito importante e nos ajuda até mesmo na escola. Espero que time ganhe", afirmou a estudante Yasmin Christine Souza Silva, do Colédio Impulso.
O secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fabrício Fonseca, não escondeu a satisfação de ver, novamente, as quadras do município cheias. "Depois dessa pandemia maluca, dois anos depois, temos 18 escolas participando em várias modalidades. Chegou a vez deles, das crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Temos que resgatar esse fogo das olimpíadas em cada escola, no coração de cada um deles", comemorou Fabrício.
O ex-atleta e ídolo do basquete, o sete-lagoano Estevam Ferreira Júnior, diz que até hoje, mesmo com toda a experiência profissional, ainda sente aquele frio na barriga ao ver os jovens praticando o esporte. "Eu parei de jogar há cinco anos e, durante minha carreira, sempre tive essa expectativa. Retomando esse projeto aquele velho frio na barriga está sendo reacendido. É um momento histórico na minha vida, uma satisfação muito grande poder unir o basquete com minha cidade e as pessoas. O esporte pode formar o caráter do cidadão, tanto que o tema desse projeto é 'Transformando o cidadão através do esporte", lembrou Estevam. Os jogos começam neste fim de semana e vão até a segunda semana de outubro. Os campeões estarão classificados automaticamente para os Jogos Escolares de Minas Gerais 2023.
Escolas participantes:
Municipais:
E.M. Francisca Ferreira de Avelar
Estaduais:
E.E. Dr. Olinto Satyro Alvim
E.E. Modestino Andrade
E.E. Eponina Soares dos Santos
E.E. Prefeito Zico Paiva
E.E. Mauro Faccio Gonçalves
E.E. Dr. Arthur Bernardes
E.E. Prof. João Fernandino Jr.
E.E. Deputado Renato Azeredo
E.E. Edite Furst
E.E. José Evangelista França
Colégio Tiradentes
Particulares:
Colégio Promove
Colégio Santa Maria Minas
Colégio Laís Farnetti
Escola Técnica de Formação Gerencial (Unifemm)
Colégio Franciscano Regina Pacis
Colégio Impulso
por Ascom Prefeitura