CCZ de Sete Lagoas recebe premiações Destaque Castração e Inovação em Fórum Regional
Foi o reconhecimento por ações bem sucedidas do poder público no manejo populacional e tratamento de cães de gatos.
Publicado em 06/10/2022 10:17 - Atualizado em 06/10/2022 11:06
Fórum teve grande representatividade com a presença de municípios da região
Sete Lagoas foi o grande destaque no Fórum Regional de Proteção e Defesa da Vida Animal, levando duas premiações por ações bem sucedidas do poder público no manejo populacional e tratamento de cães de gatos. Todo o trabalho na área prestado pela Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que, nos últimos anos, recebeu fortes investimentos e se tornou referência em Minas Gerais.
O Fórum foi realizado na última segunda-feira, 4, sob coordenação conjunta do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (PRODEVIDA) e do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenação Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Prefeitura de Sete Lagoas. Depois de palestras e debates, houve a premiação dos municípios participantes nas categorias: Educação, Castração, Inovação, Parcerias e Sustentabilidade.
Representantes do Fórum e equipe do CCZ durante a premiação
Marcaram presença representantes de Sete Lagoas, Serro, Jequitibá, Santana do Pirapama, Baldim, Cachoeira da Prata e Cordisburgo. Fóruns estão sendo realizados em várias regiões de Minas Gerais e avaliam os resultados alcançados pelos municípios no que se refere às questões de controle populacional, ações de educação em saúde e bem-estar animal. Sete Lagoas recebeu os destaques Castração e Inovação. “Os serviços prestados pelo nosso CCZ foram motivo de elogios de todos e, na ocasião, o prefeito Duílio de Castro ofereceu a parceria de Sete Lagoas para os municípios vizinhos. Saímos com o objetivo alcançado e com o reconhecimento de estar fazendo o trabalho correto. Novas metas foram traçadas e a causa animal vai continuar avançando em nossa cidade”, avalia Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Para obter esse expressivo resultado, o CCZ apresentou um balanço de suas ações que incluem mais de 5 mil castrações de cães de gatos, alto atendimento à população de baixa renda, estrutura técnica e profissional completa e ainda técnicas inovadoras para superar todas as metas. “Nossa estrutura é completa e ainda oferece opções de atendimentos como a própria sede do CCZ e o Castramóvel, que vai aos bairros e fica muito próximo do público alvo”, ressalta Adriana Melgaço, referência técnica em Controle Populacional de Cães e Gatos.
Além das castrações, o CCZ também realiza os seguintes procedimentos: resgate de animais, testes de leishmaniose visceral canina, testes de esporotricose em gatos, orientações sobre pragas e animais peçonhentos e sinantrópicos, exames sorológicos de dengue e análises de qualidade da água (turbidez, microbiologia, cloro residual). Todos os serviços são gratuitos para a população. O plano da Prefeitura é manter os investimentos e transformar a unidade em um hospital veterinário público.
por Ascom Prefeitura